segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Vida Tem Dessas Coisas...

A "coluna" de Bruno Grohl no Café Holandês, mas não no sentido cervical!

Episódio de Hoje: O Mendigo.

Dez horas e trinta minutos da noite de um domingo. Eu, cidadão residente da modesta Sapucaia do Sul,região Metropolitana de Porto Alegre regressava da capital por intermédio da Trensurb (nosso maravilhoso sistema metroviário que paga muito bem os seus funcionário. Funcionários estes que mesmo assim, uma vez por ano, entram em greve...tudo bem, deve ser monótono "pilotar" um trem mesmo). Desci na plataforma e então me encaminhei em direção a um ponto de ônibus para regressar então ao conforto do meu lar.

Meu dia teve todos os artificios possiveis para ser mais do que exelente, mas para mim, não foi.
Estava com a minha camiseta favorita do Ramones (não sou fã declarado da banda,mas aquela camiseta me tráz lboas lembranças) cabisbaixo no ponto de ônibus pensando bobagem, inventando impessilhos e, por que não, problemas. Minha vida não é das melhores: estou procurando emprego, cursando um técnico voltado a uma profissão que eu não gostaria de exercer, levei um chute da namorada. Não sou rico, não viajo para o estrangeiro ou coisa do tipo, mas isso certamente não me faz falta. Tenho bons amigos, uma mãe maravilhosa e sou um babaca risonho, coisa da qual me orgulho demais.

Em uma tarde festiva em Porto Alegre, durante um festival fantástico e em ótima companhia, eu não conseguia manter a cabeça no lugar. Pensava em diversas coisas, muitas sem nexo. A mente estava a quilômetros de distância.
Resultado: Não aproveitei nada do passeio. Voltei para casa indagando sobre a vida e reclamando em pensamento.
Naquele ponto de ônibus, enquanto eu inventava coisas, eis que um senhor já de certa idade, cabelos grisalhos e semblante cansado, puxa papo comigo. Era um mendigo. Mendigos são marginalizados pela sociedade. Tido como sujos,loucos e bêbados. Mas esse senhor não. Puxou papo falando do Ramones, conhecia os Beattles e até mesmo a carreira musica de Julian Lennon, filho de John Lennon , cuja existência eu confesso, desconhecia.

Um senhor sábio que vive
em um banco, esperando uma cirurgia que lhe foi ofertada no delimitado hospital do município. Um senhor que vive com dor. Reconheço que me deu pena daquele homem.
Ele se confessou alcoolatra, e que, segundo ele, seria o único jeito de acabar com uma extrondosa dor que lhe assolava, proveniente de uma grave lesão no braço. O homem me contou um pouco de sua vida. Tinha 47 anos, criou as filhas, pagou a elas as melhores faculdades e para isso não se importou nem um pouco de trabalhar de segunda a segunda, de sol a sol. E disse de peito estufado, que mesmo nos dias de hoje elas nem se importando com a existência dele, ele certamente faria tudo de novo.

Aquele homem é um sábio. Não reclamava da vida, não inventava problemas e nem impessilhos. A sua única queixa era aquela dor incesante em seu velho e cansado braço. É um homem de esperança e porque não, sabedoria.Instantâneamente os pensamentos horríveis que eu tinha em mente, simplesmente desapareceram.Aquela conversa me fez pensar. As coisas só são graves, sem solução, porque a fizemos assim.
Não existe situação que não pode ser contornada. Basta apenas um pouco de esperança, um sorriso no rosto e um peito
sem rancor.

Acho que tem muita gente por ai que nescessita conversar com um mendigo para dar valor a vida que tem e parar de procurar defeitos nela. Para ver que greves não são nescessárias, para ver que inventar problemas também não e para ver que apenas um sorriso basta em quase todas as situações.

6 comentários:

  1. ctrl C ctrl V... em vida de blog nada se cria, tudo se copia

    o texto eh muito bom... final show de bola

    ResponderExcluir
  2. putz...
    Esse mendigo era um gênio...rs
    Cara você escreve com muita naturalidade
    Parabéns
    Abçs
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Opa! Gostei da crônica. O que fica é que não podemos julgar as pessoas pela aparência.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. muito bom mesmo .. mais uma vez mostrou que a aparência das pessoas não quer dizer nada, podemos ser feios por fora, mas muito rico por dentro .. parabens pelo espírito do texto.

    ResponderExcluir
  5. sempre quando eu vejo um mendingo,eu dou mais valor as coisas que tenho.imagina se eu conversasse com esse

    ResponderExcluir

Arquivo