sábado, 27 de fevereiro de 2010

Top 5 - Bandas Independentes

independente
1. Que ou o que goza de independência.
2. Que revela independência ou amor pela independência.
3. Livre.
4. Autónomo.

Bandas Independentes. Marginalizadas pela mídia ou simplesmente, caracterizadas como "insuficientes" artisticamente falando, para obter um contrato com uma gravadora?
Ao ouvir a palavra "independente", você automaticamente associa com "falta de qualidade".

"Se ninguém Abraça a bronca...é porque não deve prestar".
Esse é o pensamento que muitos brasileiros tem a cerca do termo "independente".
E isso não se aplica apenas para a música! Aplicasse também para outras áreas artísticas, como por exemplo, o cinema. As vezes o simples fato de um filme ser Israelense, falando em Aramaico, legendado e baseado em um livro não divulgado em solo brasileiro, ele acaba sendo marginalizado pela audiência. Audiência essa que segue algo totalmente tendêncioso: A mídia.

Pensamento comum das massas é o de que "Se não tem repercussão, não é bom".
Pensamento extremamente triste. Pensamento de pessoas que ouvem Ivete Sangalo, porquê passa no Faustão e assistem a saga crepúsculo, pelo simples fato de estampar 75% da página das revistas expostas na banca de revistas perto de alguma escola ou faculdade.

Pensando nisso, resolvemos fazer um "Top Five", Apenas com Bandas "marginalizadas" pela mídia. Bandas de alta qualidade e que raramente são lembradas nos meios de comunicação. É claro, existem bem mais do que cinco excelentes bandas no cenário independente, mas ficaria algo maçante falar sobre todas elas, então achamos cinco mais do que suficiente. Pedimos desculpas se cometemos alguma injustiça mas estas, ao nosso ver, estão em um patamar bem mais elevado que as demais.

5° Faichecleres
Considerados os "primos pobres" da banda gaúcha cachorro grande, os Faichecleres Surgiram no Paraná em meados de 1998. O seu estilo "rock n'roll canalha" é inconfundível e tem conquistado uma grande legião de fãs desde então (Especialmente em São Paulo e na Região Sul Brasileira). Músicas como "O Seu Cafajeste" , "Metida demais" e "Aninha Sem Tesão" caíram nas graça do público graças as suas letras, animadas e porque não, indecentes. A banda ainda tenta galgar um espaço maior no cenário musical nacional. Em 2006 os Faichecleres foram indicados ao prêmio de melhor clipe independente no VMB, com o clipe de "Metida demais" , mas infelizmente acabaram não levando. A banda já tem dois álbuns lançados em quase doze anos de carreira.


4° Dance of Days

Criada em 1997 por Fábio “Nenê” Altro, a Banda Paulista Dance of Days Conquistou e vem conquistando uma legião de fãs desde a sua criação.
Guitarras distorcidas, vocais esganiçados e letras melancólicas saídas diretamente da cabeça do enigmático líder da banda. Foram 12 anos de estrada, resistindo a investida de grandes gravadores e mantendo intacto a sua doutrina e estilo pós-punk, que fizeram a dance of days adquirir reconhecimento e espaço dentro da cena alternativa e em todo o circuito do rock nacional.A Banda tem Seis Albúns e Um Dvd lançados, totalmente independentes. A banda disponibiliza todas as suas musicas para download na internet, atravéz do site trama virtual. No ano passado, após o lançamento do seu ultimo album "a dança das estações", a banda encerrou suas atividades. Atualmente Nenê Altro está com um projeto (também independente) intitulado de Nenê Altro & e o Mal da Caim.



3° Wander Wildner
Dotado de um dos mais inconfundíveis sorrisos do Rio Grande do Sul, Wanderley Luis Wildner, ou Simplesmente Wander Wildner é um ícone da musica alternativa Brasileira. Antigo Líder da Banda Punk Gaúcha Replicantes, Autor clássico regravados por outros artistas (Como as Bandas Penélope e Ira!), Wander é tido como um "Deus" para a nova geração do Rock Gaúcho. "Eu rezo pra ele todas as noites antes de dormir" disse Carlinhos Carneiro, vocalista da Banda Bidê ou Balde em entrevista contida no Making of do Dvd Acústico Mtv Bandas Gaúchas. Famoso em diversas partes do Brasil, Wander faz um peculiar sucesso em Pernambuco, onde costuma
aparecer com frequência. Seu ápice na região foi um show, onde misturou a sua música com o frevo, estilo musical local. Wander gravou um CD de pequena tiragem intitulado "Ajuda ai velhinho" com o objetivo de arrecadar dinheiro para uma viajem a Europa.Wander fez uma tiragem de 50 cópias e vendeu apenas para amigos proximos e assim atingiu a sua meta: viajar para a Europa. O disco é tão raro que nem o próprio Wander o Possui.


2° Autoramas
Formado Em 1997 por Gabriel Thomaz (compositor de hits de bandas como Raimundos e Ultraje a Rigor e até então, guitarrista e vocalista da banda Little Quail & The Mad Birds) e Bacalhau (Ex-Baterista da Banda Planet Hump), a Banda Carioca tem em seu currículo, nada mais nada menos do que 13 anos de existência, Quatro Álbuns de estúdio, três coletâneas (Uma delas em espanhol, lançada apenas na argentina e outra em inglês, lançada apenas no Japão) e um álbum /DVD ao vivo, intitulado MTV Apresenta: Autoramas Desplugado (Trabalho mais recente da banda). A banda está na sua terceira baixista: Flávia Couri (Vocalista e baixista da também independente, Doidivanas). Em 2005 os Autoramas chegaram a um marco em sua carreira: Foram os maiores vencedores na noite de prêmios do vídeo music Brasil (VMB). A Banda levou Três prêmios, entre eles o de melhor clipe independente com o clipe, "Você sabe". Na época quem ainda comandava o baixo dos Autoramas era Selma Viera. Além de Selma Vieira e Flávia Couri os Autoramas ainda teve uma terceira baixista: Simone. Recentemente a banda participou do programa "Som Brasil: Erasmo Carlos", produzido pela Rede Globo de Televisão.


1° Bidê ou Balde
Gaúcha e com 12 anos de estrada, a Bidê ou Balde coleciona altos e baixos em sua longa carreira. Do sucesso em âmbito nacional com o primeiro álbum: Se Sexo é o que Importa só o Rock é Sobre Amor (Com Hits como "Melissa" e "E Por que não?") que rendeu aos gaúchos uma aparição no global, programa do Jô e lhes rendeu elogios intermináveis da crítica, até o declínio, que veio no acústico MTV bandas gaúchas, que seria a grande chance da banda se firmar a nível nacional. A banda estava pronta para despontar novamente no cenário nacional com a regravação do Hit "E Por que não?" na versão do acústico MTV, porém, nem a banda e nem a sua gravadora na época (A Sony Music) esperavam o que estava por vir: A Banda foi processada! Isso mesmo. O ministério federal entrou com uma ação contra a banda, alegando que a musica era um "incentivo" ao incesto e pedofilia. Como resultado do tal processo, a música foi impedida de tocar em rádios ou em qualquer outro veiculo de informação. A Sony quebrou o contrato com a banda e desde então, a Bidê ou Balde segue vivendo do sucesso que construiu após lançar três excelentes álbuns de estúdio e de ainda ter uma ótima participação no acústico MTV bandas gaúchas, contando inclusive com a participação de Roger Moreira do Ultraje a Rigor em uma das músicas.




Dica do Café Holandês: Não Acredite em Tudo Que você lê! Busque informações de todas as maneiras que você puder e forme você mesmo a sua própria opinião.

E viva a música independente, afinal musica é sempre bom e um pouco de conhecimento na área, nunca é demais.

8 comentários:

  1. Bhaaa ouvia muuito já na rádio Bide e Balde.. Mas confesso que ouvindo agora estranhei a musica...
    é vê que quando eu ouvia cantava não pareceia "pedofólico" -k palavra ein...- Eu sempre cantava "teu sangue não é igual ao meu, teu nome não fui eu quem deu, te conheço desde que nasceu e por que não?"

    Mas eu to louca ou essa parte aparece no final? Eita...
    Mas foi muito bom... acho que vou procurar essas bandas e postar no meu blog os Clips.. XD

    ResponderExcluir
  2. Não dá mesmo pra confiar ana mídia. Ainda bem q o youtube tah aii, com toda sua democracia, para dá oportunidade da galera mostrar seu talento. Sinceramente nunca tinha ouvido falar de nenhuma dessas bandas.. mas também deve ser por que pop rock não é muito meu forte..Pelo menos não nessa fase da minha vida.
    legal vc abri espaço no seu blog pra ampliar a democracia musical e divulgar esssa galera q trabaha direito e não tem a força da mídia.

    bjs e queijos.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser muito difícil mesmo ser independente, mas algumas chegam longe.
    O negócio é não desistir!

    ResponderExcluir
  4. Mto interessante, gostei, voltarei mais vezes ;)

    ResponderExcluir
  5. vivo nesse meio independente, e é foda de aranjar um lugarzinho "ao sol".

    mas somos minoria e teremos q contar apenas com a sorte :/

    malditos manequins coloridinhos sem conteúdo.

    ResponderExcluir

Arquivo