terça-feira, 23 de março de 2010

Proteste Já!

Foi ao ar na última segunda-feira (22 de março de 2010), o último "Proteste Já", quadro do gaúcho (Bah Tchê Bagual) Rafinha Bastos no programa CQC, da rede Bandeirantes. A partir de agora Rafinha será apenas membro fixo da bancada. O motivo do seu "afastamento" do quadro se da por que o apresentador ganhará um novo programa na casa. Isso mesmo, Rafinha apresentará outro programa na Band, intitulado de "A Legião" (Baseado no Argentino "La Legion"), ainda sem data de estreia fixada.

Rafinha gravou sua última participação no quadro, ao lado do agora titular do mesmo, Danilo Gentilo.Depois de duas temporadas de sucesso no comando do "Proteste Já", tendo resolvido inúmeros problemas com varias prefeituras e empresas do país, Rafinha se despediu com algo totalmente simples: Testar a integridade de uma secretaria de educação de uma cidade de São Paulo.

A cidade escolhido (Por intermédio de Sorteio) foi a de Barueri.A equipe do CQC Doou para a secretaria de educação da cidade uma TV de LCD, para que ela fosse remanejada a uma instituição de ensino do município. Até ai tudo bem. Doação feita, e por parte da secretaria de educação, a promessa de que o material doado chegaria ao seu destino.
Ledo engano. A televisão passou a quilometro de toda e qualquer escola da cidade.

Como o Pessoal do Custe o Que Custar Sabia Disso?
Simples: Um Rastreador veicular Adaptado (Com alarme e tudo) foi instalado na televisão,
monitorando não só o local onde o aparelho se encontrava, mas até mesmo quantas vezes ele fora ligado. A televisão foi doada em dezembro (época de recesso escolar) para uma escola, ou seja, o certo seria ela ficar confortavelmente instalada nas dependências da escola, aguardando o recomeço das aulas, desligada. Porém, isso não ocorreu. E por 45 dias ininterrupto, o aparelho de TV foi utilizado.

Observando esta "movimentação suspeita", Danilo Gentili, o capeta em forma de guri do ABC Paulista, viajou até Barueri e com o auxilio do rastreador, foi até o local onde se encontrava o tal televisor. Para a sua surpresa, não se tratava de uma escola, mas sim de uma residência.
A equipe do CQC visitou o secretário da educação de Barueri, o excelentíssimo senhor Celso Furlan, para fazer uma entrevista. No decorrer da entrevista o assunto "doação de uma TV de plasma" foi apresentado na conversa, e o secretário, disse que o CQC poderia ir na escola comprar, por que a TV estaria lá. Enfrente a residência onde segundo o rastreador estava a TV, encontrava-se Rafinha Bastos. Após a declaração do prefeito, houve movimentação na casa: a TV foi retirada da casa e visivelmente, seria transportada. Corre corre geral. Rafinha seguiu a responsável pelo desvio da doação até a escola...mais de uma vez. Ela se negou a falar. Após a confusão, a TV foi entregue a escola. Ninguém se manisfetou sobre o desvio do material, e a desculpa mais plausível que pode ser gerada pelas mentes dos funcionários da escola foi: "Ela foi levada para um Sintonizador, para que ele sintonizasse os canais e ela ficasse apta para o uso.".
Não amigo, a TV não era aquele modelo da Philco, de 1970, onde você tinha um dispositivo do lado da tela, onde sintonizavasse os canais e que por muito tempo lhe foi útil para que você instalasse o seu super nintendo enquanto você fazia uma visita na casa da vovó, mas sim uma moderna TV de plasma. Enfim, caso resolvido e TV Entregue.

Acontece que o caso não acabou ai. O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (Que por sinal é irmão do secretario de educação, Celso Furlan) vetou a exibição da matéria! Isso mesmo. O prefeito entrou com uma liminar, proibindo que o programa fosse exibido. Além disso, devolveu a TV.
Danilo Gentile foi então entrevistá-lo. Após chamar os integrantes do programa de burros e sem talento, acabou cedendo e aceitando a re-doação do televisor e até mesmo elogiando o programa. Porém, o caso ainda será julgado, já que o ministério da justiça vetaria a censura feita pelo prefeito de qualquer maneira e além disso, as imagens da matéria serão apuradas e os responsáveis pelo desvio do televisor serão procurados e obrigados a prestarem esclarecimentos quanto ao caso.

Ponto para o CQC, que a quase três anos segue marcando o governo de cima. Mostrando diversos podres de nossos governantes em rede nacional.
Xingar um sujeito com a cultura e inteligência de Marcelo Taz (O homem do porquê Sim, não é resposta! do antológico castelo Ra-Tim-Bum!) é uma baita ignorância. Marcelo Taz é um dos sujeitos mais inteligentes desse país e ao meu ver, um dos jornalistas com maior credibilidade no cenário nacional.
Ressalto mais uma vez, ponto para o CQC, que consegue mesclar jornalismo sério com humor.

E viva a liberdade de expressão no Brasil.

Abaixo os vídeos do Proteste Já. Assista e tira as suas próprias conclusões.









Um comentário:

  1. infelismente a funcionaria teve uma atitude aboninavél que merece ser ponida a altura de uma demissão, algo mais responder na justiça,OBS mas não devemos crucificar o prefeito Rubens furlan até porque é o melhor prefeito da região oéste isto é fato quem mora na região oéste de são paulo presencia todas as benfeitorias que a cidade de Barueri faz , ajudando todas as cidades vizinhas ,por esse motivo não devemos jogar pédra em uma pessoa que fes tanto para o cresimento de uma cidade igual a barueri , não vai ser uma atitude isolada que vai derrubar a reputação de um prefeito que tanto fes para cidade crescer. Obs não moro em barueri nem quero faser media com o prefeito ,mas a verdade tem que ser dita passo pela essa cidade quese todos os dias e sempre presencio reforma para a melhoria da cidade, e da população.

    ResponderExcluir

Arquivo