terça-feira, 2 de março de 2010

Café Curioso

Estrelando... O Medo !


  • Por que sentimos medo?
Se não tivéssemos medo, não teríamos nenhum receio de carros em alta velocidade, de animais venenosos e de doenças contagiosas. Tanto nos seres humanos como nos animais, o medo tem por objetivo promover a sobrevivência. Com o decorrer do tempo, as pessoas que sentiram medo, tiveram mais pressão evolutiva favorável.

  • Por que as pessoas fazem essa expressão quando estão aterrorizadas?

Alguns diziam que Deus deu a todas as pessoas uma maneira para que outras soubessem que estavam com medo caso não falassem a mesma língua. Charles Darwin, por outro lado, disse que isso era o resultado de um enrijecimento instintivo dos músculos disparado por uma resposta desenvolvida para o medo e, para provar isso, foi à seção de répteis do zoológico de Londres. Tentando permanecer totalmente calmo, aproximou-se o máximo possível do vidro enquanto uma víbora disparava em sua direção do outro lado. Em todas as tentativas, ele fez aquela cara e pulou para trás. Em seu diário, ele escreveu: "Minha força de vontade e razão estavam impotentes contra a imaginação de um perigo pelo qual jamais havia passado". A conclusão a que chegou foi a de que toda a reação ao medo é um instinto antigo intocado pelas nuanças da civilização moderna.


Se você gosta de filmes de terror, já sabe que o medo pode ser excitante. Muitas pessoas gostam de sentir medo. E a excitação da reação de luta ou fuga pode ser prazerosa e até imitar a excitação sexual, o que faz que não seja nenhuma surpresa o fato de pessoas quererem ver filmes de terror e andar de montanha-russa em encontros românticos.


  • De que temos medo?
Uma pesquisa do Instituto Gallup, realizada em 2005, revelou os medos mais comuns entre os adolescente americanos. A lista dos "10 mais" é a seguinte:
  1. Ataques terroristas;
  2. Aranhas;
  3. Morte;
  4. Fracasso;
  5. Guerra;
  6. Altura;
  7. Violência;
  8. Ficar sozinho;
  9. Futuro;
  10. Guerra nuclear.

Alguns estudos mostram que os seres humanos podem ser geneticamente predispostos a temer determinadas coisas como aranhas, cobras e ratos, todos eles animais que já apresentaram um perigo real pelo fato de serem venenosos ou carregarem doenças. O medo de cobras, por exemplo, já foi encontrado em pessoas que nunca estiveram frente a frente com uma cobra. Isso faz sentido se pensarmos no medo como um instinto evolucionário incrustado no consciente humano.


E entre uma pesquisa e outra, heis que surge mais uma bizarrice na minha vida...
Encontrei a seguinte pergunta no Yahoo Respostas:

"É verdade q quando sentimos medo os nossos ku contrai?
O medo pode causar esse fenomeno?"

É, sempre sobra pro nosso querido "brioco".
Mas a resposta supera a pergunta...

"Olha,eu ja senti contraçao sim qndo estive com medo!
Ele contrai e parece que que o problema é só com ele,porque ele é o único que dá os primeiros sinais .
Na verdade o Ku é muito sencivel à fortes emoçoes.Vai dizer que vc nunca trancou o ku no momento de medo e desespero?Me engana que eu gosto!Ele é nosso grande aliado,pois avisa qndo estamos em perigo ou qndo algo vai mal.Sua reaçao depende da açao de cada ato."



O;






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo