quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Vida Tem Dessas Coisas...

A "coluna" de Bruno Grohl no Café Holandês, mas não no sentido cervical!

Episódio de Hoje: Do Que é Feito um Herói ?


herói
(latim heros, -ois)
s. m.
1. Homem ilustre por feitos de grande coragem.
2. Protagonista.
3. Deprec. Homem que se torna saliente pelo seu proceder escandaloso ou incorrecto!incorreto.
4. Personagem principal.
5. Mit. Personagem nascida de um ser divino e de outro mortal.
Fem.: heroína.

Na calada da noite uma velinha anda por uma viela escura, retornando de uma noite de jogo clandestino em um dos Bingos bem camuflados da cidade. Na bolsa, os cobres adquiridos em uma noite de sorte, muita sorte.Ela caminha se esgueirando na escuridão. Em um piscar de olhos é surpreendida por um ser mascarado, que salta de trás de uma esquina. Faca em punho ele ameaça a pobre velinha indefesa. Neste mesmo instante um rapaz, aparentando nada mais do que 20 anos é posto para fora de um bar por estar embriagado demais. Empurrado para fora ele está agora a apenas alguns metros da velinha e do assaltante. Visivelmente embriagado ele ataca o ladrão por trás, o desarma e salva a velinha. Um herói. Sim, ele salvará uma pobre velinha inocente.Para aquela velinha ele é um salvador, um bom homem. O que a velinha não sabe é que minutos antes este mesmo jovem, envolveu-se em uma briga de bar por causa da bebida. O que esta velinha também não sabe é que este jovem tem avós e avôs...e que por eles trás um ódio inexplicado pelo simples fato de eles serem...velhos. Este sujeito é o herói daquela velinha.

Heróis não precisam ter princípios, não precisam ter passados. Muito idolatram e tem como heróis estrelas do rock, que agridem mulheres, usam as mais pesadas drogas e até mesmo urinam em copos plástico, adicionam gatorade e distribuem para fãs desaviados beberem.
Hoje vi algo que me revoltou. Um conhecido meu que é simplesmente uma das pessoas mais escrotas que eu conheço, do tipo que maltrata animais e ofende a própria mãe com palavras de baixo calão foi procurado pela imprensa gaúcha devido a um salvamento efetuado pelo mesmo no litoral do estado. O rapaz salvou uma bela dama de um afogamento. Virou herói. Um cara que nada mais é do que um boçal...agora é considerado herói. Estava de frente para o mar, viu uma bela garota e pensou: "vou salvar só pelo boca-a-boca". Virou Herói. A realidade é que heróis, não necessitam de carater, princípios ou de boa índole para serem chamados de heróis.

Pessoas que fazem trabalho comunitário, ajudam em ONGS e tentam dar melhores condições para pessoas que não as tem não são heróis...são humanitários. Diga-se de passagem. Me questionei hoje: Do que é feito um herói ?
A Resposta me foi óbvia: Heróis é feito de momento.
Esta no lugar certo...na hora certa.

"Herói é o covarde que não teve tempo de fugir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo