quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A verdade sobre o dia Primeiro de Abril

Ah o dia primeiro de abril, o dia em que os mentirosos podem mentir há vontade e em que os sinceros mentem que são mentirosos para contar mentiras !
Eu sou completamente fã do dia primeiro de abril, e claro das pegadinhas infames ' Teu tênis tá dessamarrado' então a pessoa olha ' HAHA primeiro de abril chegou e tu não viu ', mas de onde vem o primeiro de abril ?
Nosso queridissimo honradíssimo Verissimo levanto algumas histórias e eu vim com a missão de passa-lás para vocês, depois vocês decidam qual é mais sensata ou apenas menos doida e sem sentido !

' O ano nem sempre foi como nós o conhecemos agora. por exemplo: no antigo calendário romano, abril era o segundo mês do ano. E na França, até meados do século XVI, abril era o primeiro mês. Como havia o hábito de dar presentes no começo de cada ano, o primeiro dia de abril era, para os franceses da época, o que o Natal é para nós hoje, um dia de alegrias, salvo para quem ganhava meias ou uma água-de-colônia barata. Com a introdução do calendário gregoriano, em 1564, primeiro de janeiro passou a ser o primeiro dia do ano e , portanto, o dia dos presentes. E primeiro de abril passou a ser um falso Natal - o dia de não se ganhar mais nada. Por extensão, o dia de ser iludido. Por extensão, o Dia da Mentira. '

VOCÊ ACREDITOU NESSA ?

' Há outra. No hemisférios Norte, onde tudo é o contrário do hemisfério Sul - inclusive, em muitos países, corrupto vai para a cadeia, imagine! -, a primavera está no auge em abril. "Abril" viria, mesmo, do latim " Aprilis", que viria de " Aperire", ou " Abrir", pois a primavera é a estação em que os botões se abrem, tanto as flores quanto as roupas, e o pólen está no ar, e as abelhas voam, os camponeses correm atrás das componesas e, como se não bastasse toda essa confusão, os alérgicos espirram e os pássaros cantam. Um dos primeiso pássaros a cantar a chegada da primaveira é o cuco, cuja características pe imitar a voz de outros pássaros, tanto que os assim chamados relógios-cucos não deviam ter esse nome, já que o que o passarinho canta quando sai da janelinha nunca é o seu próprio canto, é plagio. O primeiro dia de abril, na Europa era, portanto o dia do Cuco, que saía do seu ninho para espalhar a discórdia, já que ora imita um pássaro, ora imita outro. E a todas essas horas as camponesas voavam, as abelhas perseguiam os camponeses pelos campos e os alérgicos floriam e as flores espirravam e os padres mandavam para com essa pouca-vergonha, já! E matem aquele cuco. Primeiro de Abril era o Dia do cuco. O cuco era um pássaro mentiroso. Aliás até hoje, ninguém, fora de alguns parentes muitos próximos, sabe como é o canto real de um cuco, já que ele sempre canta como outro. Logo, primeiro de abril ficou como o dia dos mentirosos.'

ESSA CONVENCEU ?

' Aqui vai outra, Na verdade tudo vem da Índia, onde desde tempos imemoráveis existe o festival de Huli, uma festa que dura um mês e em que tudo é ao contrário, tanto que ela começa no dia 30 de abril e termina no dia primeiro, quando as pessoas entram em nas suas casas, de costas e começam a se preparar para o festival que já houve. O último dia do festival de Huli é reservado para o "Vahila", que em sânscrito quer dizer "Tirar um Sarro", que é quando as pessoas recebem imcumbências absurdas, como - isto já na época do domínio britânico - levantar a saia da estátua da rainha Vitória para ver se a calcinha também era de bronze. Foram, aliás, os ingleses que levaram a tradição do Huli para a Europa, junto com o curry e a malária.

Uma destas é a verdaira origem do primeiro dia de abril. Mas, claro, isto também pode ser mentira...

As Mentiras que os Homens Contam- Luis Fernado Verissimo


Sabrina Pereira

Um comentário:

Arquivo