sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Acelerador de partículas!!!

Genebra, 7 ago. Após anos de espera e vários atrasos, o grande acelerador de partículas construído pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN), o Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês), através do qual se tentará descobrir mistérios como o da origem do Universo, será ligado pela primeira vez em 10 de setembro.

O anúncio foi feito em comunicado pela CERN, que, por sua vez, afirma que o processo de resfriamento está acabando (as 40 mil toneladas da massa fria do acelerador devem estar a -271ºC para poder funcionar).

O LHC é um acelerador de 27 quilômetros de circunferência instrumentado com grandes ímãs supercondutores (cuja operação necessita das baixas temperaturas citadas acima) e cujo objetivo é desvendar a última estrutura da matéria, as propriedades das forças fundamentais e as leis que governam a evolução do Universo.

Após o esfriamento total, será realizado o teste elétrico dos 1.600 supercondutores magnéticos.

Posteriormente, será controlado o acendimento de todos os sistemas elétricos de cada setor e, finalmente, o de todos ao mesmo tempo.

A fase seguinte será sincronizar o LHC com o acelerador Super Proton Synchrotron (SPS), que é o último ponto de conexão da cadeia de injeção do LHC.

Os pesquisadores consideram que o processo terá fim no início de setembro, por isso o teste poderá ser realizado no dia 10.

Embora o processo de interpretação de dados seja complexo, os pesquisadores prevêem que alguns resultados dos experimentos podem ser publicados em revistas especializadas antes do fim do ano.

Esses primeiros dados revelariam características gerais, como, por exemplo, informações sobre a freqüência de interação (a uma energia nunca explorada até o momento) ou sobre o número de partículas com cargas e neutras produzidas nas colisões.

A máquina fica em um túnel entre 50 a 120 metros de profundidade e se divide em oito setores, seis dos quais já estão resfriados a -271ºC.

Ela se baseia em uma rede magnética, com dois canos pelos quais circulam prótons em sentidos opostos, e consta de 1.232 ímãs bipolares (de 15 metros de comprimento cada um deles) e 392 de quatro pólos (de uns 6 metros cada um deles), além de milhares de ímãs pequenos.

Ela também dispõe de um sistema de aceleração baseado em cavidades de radiofreqüência supercondutoras que permite aumentar a energia dos feixes a um fator 15 em aproximadamente 30 segundos.

Quando a máquina funcionar a pleno rendimento, serão produzidas nas regiões de interação um bilhão de colisões por segundo, das quais aproximadamente só uma entre um trilhão será verdadeiramente interessante para os cientistas.



Faça você mesmo seu acelerador de partículas
Todo mundo gostaria de possuir uma belo acelerador de partículas, não é verdade? Quem não gostaria de poder fornecer energia a feixes de átomos, elétrons, moléculas ou algumas partículas mais exóticas, como anti-prótons, pósitrons ou mésons, com velocidades altas, geralmente superiores a 1/1000 da velocidade da luz?Sem contar as exclusivas grandes vantagens de possuir um aparato desses, como:

* Sucesso com mulheres.
* Sintonizar muito mais canais de VHF e UHF em alta qualidade sem precisar de decodificadores e sem pagar assinatura!
* Fazer vitaminas de frutas frescas em menos de 10 nanosegundos.

Durante muito tempo isso era privilégio de poucos, como os franceses, os americanos, os suíços e até mesmo portugueses, que ficam expondo seus aceleradores para todos e vivendo dos lucros e das vantagens listadas acima.

Se você é uma pessoa normal que acha que não tem dinheiro ou até mesmo capacidade suficiente para ter um acelerador de partículas, esse tópico é para você! Por que, SIM, você pode! E hoje vamos explicar como. Tudo que você precisa para construir este incrível dispositivo é:

* 63 km de Tubos de PVC
* 12250 km de Fios de cobre
* 126728 litros de Mel
* 1 Bomba de encher pneu de bicicleta
* 1 Espátula
* 1 Pinça
* 1 Tesoura
* 1 Próton (sem elétron)
* 1 Folha de papel celofane
* Fita adesiva
* Veda-rosca
* 1 Rolha
* Ímãs de geladeira
* Barbante
* 1 Pá
* 100000 Pisca-piscas natalinos

O processo de construção é deveras trabalhoso, mas cá entre nós, vale a pena.
Inicialmente, encontre um terreno baldio, o mais próximo possível de sua casa, aquele terreno do lado de sua casa serve! Cave uma trincheira circular de 10 km de raio como no mínimo 2m de profundidade e 1m de largura. Despeje todo o mel nessa trincheira. Tape muito bem a trincheira e vamos à segunda parte da construção.
Conecte os tubos de PVC formando o mesmo circulo de 10km de raio. Essa parte é muito delicada e exige muita calma e precisão. Utilize o veda-rosca e a fita adesiva (sem economizar). O resultado deve ser algo parecido com isso:















Lembre-se de deixar um pequeno acesso para que você possa inserir suas amostras no acelerador e outro para colocar o papel celofane (ambos muito bem vedados).
Agora que você já tem o duto principal, construa 1 eletroimã circular em volta do duto para cada 10cm de sua extensão. Desmonte os pisca-piscas, retirando as lampadinhas e os ligando aos eletroimãs de forma que quando ligado, os eletroimãs fiquem ligando e desligando sequencialmente (igual luminosos de Motel).

Pronto! Você pode inserir o duto na trincheira com o mel, fazendo com que o duto fique submerso. É importante não deixar entrar mel dentro do duto e lembre-se de deixar o acesso de inserção de partículas livre e do lado de fora! Feito isso tudo, pegue a bomba de encher pneu e inverta o tubo, para que ao se bombeá-la, sugue o ar em vez de soprar. Conecte-a ao duto principal, já submerso, e retire o ar de dentro do duto (esse processo pode levar algum tempo, e caso não seja possível criar um vácuo parcial, dentro do duto… faça outro duto melhor! Eu mesmo tive que fazer 4 vezer para dar certo). Tape o acesso com a rolha.

Então você já tem o duto, o vácuo e eletroimãs natalinos…. agora você só precisa do próton!
Encontrar um próton virgem (sem elétron) de bobeira por aí é fácil! Difícil é armazenar o safado! Para isso você pode construir uma armadilha eletromagnética para confinar o seu próton. Faremos o seguinte: com os imãs de geladeira, cola e muitas horas de aula de origami, você deve obter algo parecido com o dispositivo abaixo (eliminamos as linhas de campo para não dificultar a visualização esquemática da estrutura da armadilha).














Assim que conseguir um próton, prenda-o na sua armadilha e leve com muito cuidado até seu acelerador de partículas e, com a ajuda de mais alguém, coloque-o dentro do acelerador (usando a espátula e a pinça).

Como primeiro teste, coloque o papel celofane dentro da acelerador e ligue-o com o próton. Caso apareçam minúsculos (minúsculos mesmo) furinhos, é sinal de que deu certo!Você pode ficar feliz e saber que agora participa de um seleto grupo de pessoas; as pessoas que possuem aceleradores de partículas.





Esse assunto já foi citado AQUI no Café



O CARA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo