quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cinematograficamente a Fundo: Robert Zemeckis


Sabe quem é esse rapaz da foto?


Não,não é um tiozão pedófilo de meia idade,muito menos um terrorista afegão anti-obama! Esse pessoa da foto não é ninguem mais,ninguem menos do quê: Robert Zemeckis!











Sim,você deve estar se perguntando,quem diabos é essa criatura.Eu explico caro leitor.Estreia hoje no café,o "Cinematograficamente a fundo",a nova "seção" do Café Holandês,que visa trazer um pouco mais de cultura para o lar do brasileiros (Que Atualmente vem sendo inundado por humor de baixa qualidade,reality show e outras balburdias televisivas que não prestam,mas que até eu me presto a assistir).Enfim,e para abrir os trabalhos,nada melhor do que falar de um dos cérebros que está por traz de alguns clássicos do cinema,como Forrest Gump,a Trilogia De Volta Para o Futuro e Naufrago



Robert Zemeckis,é natural de Chicago (Nos Eua).Nasceu em uma família católica de classe média em Chicago . Sua família não apreciava livros, cinema ou música, restando como única fonte de inspiração, a TV. Dessa forma, cresceu fascinado pela televisão e por uma 8 mm que seus pais possuíam. Começou filmando eventos familiares, como aniversários e feriados, e com o tempo, junto de alguns amigos, passou a fazer filmes criados por ele (Sim caro leitor,esses vídeos caseiros que você faz com histórias escrabozas de tão ruim,com a sua prima gorda "estrelando" podem te levar á algum lugar...dependendo qual o conteúdo,você pode acabar indo parar até nas brasileirinhas), onde incluia pequenos efeitos especiais, como stop-motion (Stop Motion no Pop Chulo é conhecido como "Efeito Chapolin").



Já na faculdade (Onde Zemeckis entrou graças a o que para nós seria considerado como um cursinho pré-vestibular) ele conhece Bob Gale.Os dois criam uma grande amizade.No ultimo ano de faculdade os dois fazem como trabalho de conclusão o curta metragem Field of Honor,e acabam chamando a atenção de Steven Spielberg. Spielberg resolve então "apadrinhar" o jovem talento (Steven Spielberg,simplesmente um judeu com o toque de midas).A principio a empreitada não deu muito certo: Spielberg produziu dois filmes da dupla,que acabam fracassando em público e bilheteria.Alguns anos mais tarde Spielberg dirigi um filme escrito pela dupla,e o resultado é o mesmo: fracasso!Todos começaram a pensar que Zemeckis seria o criados de grande roteiros que nunca virariam grandes filmes.



Zemeckis continuava trabalhando com o parceiro (apenas cinematograficamente falando) Bob Gale em novos projetos,mas a dupla não emplacava.E no inicio dos anos 80 estava dificil para Zemeckis e compania sairem da fila dos desempregados. Zemeckis viu seu projeto sobre um jovem que viajava no tempo,ser rejeitado por grandes estúdios.Tudo estava dificil,até que Michael Douglas (Galã e Taradão Putenheiro de Sucesso em Hollywood) decidiu contratálo para dirigir o filme Tudo por Uma Esmeralda.Após o sucesso do filme tudo por uma esmeralda ,Zemechis conseguiu o que queria: Rodar enfim De Volta para o Futuro.Com Produção de Spielberg,o filme fez tanto sucesso,que rendeu duas sequências.Antes Disso Zemeckis ainda dirigiu uma cilada para Roger Rabbit (Quem Não se Lembra de Jéssica Rabbit?),Um dos filmes mais caros da história,custando ao todo 70 Milhões de Dolares!O filme foi um sucesso de pública e crítica e "abocanhou" 4 estatuetas do careca dourado mais cobiçado de Hollywood.




Em 1994,Eis que surge o maior sucesso da carreira de Zemeckis (Sim,eu Também pensava que o santo Graal da carreira dele tinha sido a trilogia De volta para o futuro): Forrest Gump - O Contador de Histórias. Sucesso estrondozo de público e crítica,que perdura entre os clássicos do cinema até hoje: O Filme faturou,677 milhões de dolares no mundo inteiro e foi o filme de maior bilheteria em 1994 e ainda levou 6 oscar (não o jogador de basquete) para casa,incluindo melhor filme,diretor e ator (Tom Hanks). Considerado até hoje o grande marco na carreira de Zemeckis.



Trabalhos Notáveis de Robert Zemeckis:



1984- Tudo Por uma Esmeralda
1985 - De volta para o futuro
1988 - Uma cilada para Roger Rabbit
1989 - De volta para o futuro II
1990 - De volta para o futuro III
1992 - A morte lhe cai bem
1994 - Forrest Gump - O contador de histórias
1997 - Contato
2000 - Revelação
2000 - Náufrago
2004 - O expresso polar
2007 - Beowulf



Zemeckis segue em atividade e rumores apontam para uma possivel versão
cinematografica feita por ele para o clássico do games: Zelda"


Fonte: Wikipédia,Cabeça e Força de Vontade!

Voltaremos.

6 comentários:

  1. Nossa, não posso acreditar que foi ele quem dirigiu Uma Cilada para Roger Rabbit! Saudades desse filminho que muito assisti na minha infância...

    Gosto da maioria dos filmes dele. O cara é bom!

    ResponderExcluir
  2. po o cara é fera mesmo eim, altos filmes maneiros!!!

    ResponderExcluir
  3. De tudo que ele fez De Volta Para o Futuro é o que eu mais gosto

    ResponderExcluir
  4. Ok, li apenas o primeiro paragrafo do texto, é que bom ja to com pouco tempo e textos grandes complicam mais ja vi que o texto é super bem escrito, não é uma coisa que me enterese muito mais né, cada umc ada um, belo blog gostei das cores \O

    ResponderExcluir
  5. Interessante a filmografia desse cara. Mesmo sendo um fã de Forest Gump, eu nunca tinha ouvido falar o nome dele.

    Filmografia interessantíssima a dele. Títulos pra lá de conhecidos que não deram a ele seus devidos méritos. No entanto, eu tiraria Beowulf dessa lista de bons filmes, porque eu achei péssimo hehe.

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Esse cara é um mito, todos os filmes são muitos relevantes nesse cenário.

    ResponderExcluir

Arquivo