domingo, 15 de março de 2009

Watchmen - o Filme( "Quis custodiet ipsos custodes")

Leitores e amigos do nosso querido Café Holandes, venho por meio deste lhes falar de um fato curioso que ocorreu a alguns dias eu e um amigo meu fomos a o cinema olhar uma das obras primas de Alan Moore(Watchmen), e eis que nos surge um impencilho, a censura do filme é 18 anos!!!
O filme supracitado, para os que não o conhecem ainda, é um trabalho realizado pelo Big Alan, onde ele mostra um mundo onde os "mascarados" existem, e passam por problemas cotidianos como todos, mas não vai pensando que se trata de alguma coisa estafante e enjoativa, nada disso o enredo é cheio de conspirações e conflitos cientificos/sociais/culturais/e por ai vais...
Eu assisti e garanto, se você gosta de filmes interessantes essa é uma boa pedida.
Esqueça tudo que você já viu de super-herois, Watchmen nada contra a correntesa, a censura 18 anos mostra que para crianças esse filme não serve nem de espectativa, pois com cenas de sexo(nada que você não tenha visto na novela!!!), quase estupro(cometido por um dos mocinhos!?!?!?), multilações( A lá SinCity!!!), nudez frontal masculina(Dr. Manahantan fica balaçando as "coisa" o filme todo!!!), e linguagem de baixo calão(nada que a gente não escutasse no colegio!!!), este filme realmente não serve para crianças.
Watchmen parece bem visto pela critica, dizem que era para ele ter estreiado ano passado mas a burocracia era tanta que parecia que não queriam ele aqui.



Aqui vai uma visão do filme po um outro blog:

Um dos quadrinhos mais cultuados de todos os tempos chega aos cinemas hoje em versão carne, osso e pixels. Watchmen, escrito por Alan Moore e ilustrado por Dave Gibbons, virou filme. Com direção de Zack Snyder, de 300 e Madrugada dos Mortos, Watchmen já recebeu altos elogios na mesma proporção em que foi desprezado.

Lançada em meados dos anos 80, a HQ foi dividida em 12 edições. Quem conhece e acompanha a nona arte, sabe que Watchmen revolucionou os quadrinhos, levando-os a um novo patamar. Há muito tempo, então, que os fãs querem ver um filme da criação de Alan Moore. O autor, no entanto, menospreza qualquer adaptação de sua obra para o cinema, inclusive a de Zack Snyder. Para Moore, entre outras razões, Watchmen só funciona nos quadrinhos.

Aos desavisados, que acham que filme de super-herói é sempre para crianças, Watchmen ganhou censura 18 anos. Violência, sexo, palavrões e nu frontal do peladão Dr. Manhattan y otras cositas mas talvez não deixem a garotada esperta de cabelo em pé. Mas seus pais talvez queiram bater no pobre gerente do cinema, que não tem culpa se super-herói azul não precisa de cueca. Então, pense um pouco antes de cair na empolgação do pimpolho. Assistir Watchmen antes dos guris é uma opção para avaliar o conteúdo.

Na verdade, essa coisa de pudor é um tanto hipócrita quando temos novelas e Big Brothers abertos para todos os tipos de público na TV do país do carnaval. Sobre o excesso de violência, na época do lançamento dos quadrinhos, talvez Watchmen fosse capaz de chocar a sociedade oitentista, mas hoje o cidadão comum está acostumado com as torturas de 24 Horas e as músicas chatas da Mallu Magalhães. O fato é que não vemos mais o mundo como nossos pais e avós o interpretaram. Estamos por cima da carne seca e prontos para o que der e vier. E, desculpe-me, mas também incluo as crianças nisso. Elas aprendem muito mais hoje do que eu jamais aprendi há 20 anos. Algo como Louis Armstrong cantou em What a Wonderful World.

Se Alan Moore não quer saber do Watchmen do cinema, um monte de gente quer. O filme não pertence nem mais a Zack Snyder, pois já chegou às telas. Agora, a obra pertence ao público. O engraçado será ver como os responsáveis tentarão conter a criançada com menos de 18 anos, que cansou de ver os trailers, além de pôsteres, bonequinhos e todo o tipo de merchandising em cima do filme. Por isso, o sucesso nas bilheterias ainda é uma incógnita. É uma armadilha (ou um teste) e tanto para Hollywood, afinal será que blockbuster precisa ser infantil para faturar alto? A obra original precisa ser alterada para agradar diferentes públicos? Zack Snyder diz que não.

Hollywood muda o conteúdo de livros, games, peças e outras fontes não somente para ajustar a linguagem correta nas telas, mas também para não espantar o perfil de espectador que aprende o que é Jane Austen numa sala de cinema. Há tempos que cinema deixou de ser arte para virar negócio. Isso, claro, na visão de Hollywood. No entanto, uma versão fiel de Watchmen pode agradar aos fãs, mas e quanto ao restante do público que não leu a HQ? Talvez tenhamos alcançado um limite e pode ser que o resultado nas bilheterias de Watchmen faça a indústria repensar alguns tabus. Ou não. Vamos ver onde isso vai dar.

O mundo real é ou não é um caos? Esse Alan Moore pode ser um chato de galochas, mas é um visionário....
























Então o que eu posso dizer, realmente valeu a espera, e além do mais a trilha do filme supera as barreiras do "bom" com direito a Bob Dylan e My Chemical Romance.

então meu amigo(a) se você não tem 18 anos ainda, espere ele sair em dvd, mas se você já tem... espera ai você já tem 18 e ainda não viu... que que você tá fazendo aí vai logo pro cinema...





"Quis custodiet ipsos custodes", que quer dizer, "
Who watches the watchmen?" ou "Quem vigia os vigilantes?"

O CARA

P.s.:Pego descara damente do Hollywoodiano

Um comentário:

  1. Droga,minha mãe só deixa eu assitir a um filme se ela tambem ver,se eu locar esse filme ela vai brigar comigo

    ResponderExcluir

Arquivo