domingo, 5 de abril de 2009

Quintana de Bolso!!![3]


Se alguém te perguntar o quiseste dizer com um poema,
pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo...

Vale a pena viver - nem que seja para dizer que não vale a pena...

Não me ajeito com os padres,
os críticos e os canudinhos de refresco:
não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.

O que me impressiona, à vista de um macaco,
não é que ele tenha sido nosso passado:
é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro.


OS DEGRAUS
Não desças os degraus do sonho
Para não despertar os monstros.
Não subas aos sótãos - onde
Os deuses, por trás das suas máscaras,
Ocultam o próprio enigma.
Não desças, não subas, fica.
O mistério está é na tua vida!
E é um sonho louco este nosso mundo...


INSCRIÇÃO PARA UM PORTÃO DE CEMITÉRIO
Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"


Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

Só se deve beber por gosto: beber por desgosto é uma cretinice.

Mas o que quer dizer este poema? - perguntou-me alarmada a boa senhora.
E o que quer dizer uma nuvem? - respondi triunfante.
Uma nuvem - disse ela - umas vezes quer dizer chuva, outras vezes bom tempo...

A poesia não se entrega a quem a define.

Se eu amo o meu semelhante? Sim. Mas onde encontrar o meu semelhante?

Minha vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor.

Quiseste expor teu coração a nu.
E assim, ouvi-lhe todo o amor alheio.
Ah, pobre amigo, nunca saibas tu
Como é ridículo o amor... alheio!


A verdadeira arte de viajar...
A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!


Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa:
só as pessoas grandes falavam.
Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem.

Esses padres conhecem mais pecados do que a gente...

Quem pretende apenas a glória não a merece.

Ah, esses moralistas...
Não há nada que empeste mais do que um desinfetante!


Do bem e do mal
Todos tem seu encanto: os santos e os corruptos.
Não há coisa na vida inteiramente má.
Tu dizes que a verdade produz frutos...
Já viste as flores que a mentira dá?


Da Perfeição da Vida
Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio... O Bom e o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do Ser!



O CARA

Um comentário:

  1. Inscription for a Cemetery Gate

    On the same headstone you’ll find
    the people’s view of gain and loss:
    above the date of birth, a star,
    above the date of death, a cross.

    But many of those who rest here now
    would correct us with their final breath:
    “There should be a cross above my birth…
    “and the light of a star above my death!

    Mario Quintana
    (Translated by John D. Godinho)
    in The Color of the Invisible

    ResponderExcluir

Arquivo