quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Dez Anos sem o Super Nintendo

Em termos de tecnologia, o tempo cronológico não vale muito; uma coisa pode ficar "velha" em questão de meses, basta que uma novidade surja no mercado. Mas existem aparelhos que não perdem nunca o charme e se tornam verdadeiros clássicos. Esse é o caso do Super Nintendo, videogame que parou de ser produzido há 10 anos pela empresa Nintendo. Com menos de 18 anos de seu lançamento, o console já é um vovô, mas, ao invés de ser considerado velho e ultrapassado, permanece sendo lembrado com enorme saudosismo pelos seus milhares de fãs ao redor do mundo.
O console é do tempo que a capacidade dos videogames se media em bits. Ele veio para competir com o Mega Drive, o 16-bits da Sega, empresa arqui-rival da Nintendo na época. Os gráficos melhores e os contratos para produção de jogos com grandes empresas do ramo fizeram um tremendo bem para o mercado de games: a Sega também teve de "se puxar", e os maiores beneficiados com a concorrência foram os jogadores.
O Super Nintendo também pode ser conhecido como Super Nes, Super Famicom (a versão japonesa). No Brasil, muitos o tratavam apenas por Nintendo, nome que na verdade pertencia ao console de 8-bits da Nintendo. Ocorre que no Brasil o console de 8-bits demorou a chegar, e por aqui só tínhamos os genéricos – Phantom System, Dynavision, Turbo Game, etc. Então, quando o Super Nintendo chegou, era o único Nintendo original em terras verde-amarelas naquele momento e acabou levando o nome.
Para quem jogava o Super Nintendo, algumas coisas são inesquecíveis: os botões roxos que tinham de ser "empurrados" para cima para ligar o console; as abinhas plásticas que deviam ser cortadas no aparelho americano para torná-lo compatível com as fitas japonesas; os zilhões de modelos de controle; a expectativa pelo leitor de CDs do Super Nes, que no final nunca veio de verdade.
Mas nada deixa tanta saudade quanto os jogos incríveis que foram lançados para o console. Muito deles foram reproduzidos com total fidelidade para consoles mais novos, como o PlayStation. Outros deram início para séries de sucesso, caso do Internacional Superstar Soccer, pai dos jogos de futebol da Konami.
Completamos em 2007 os 10 anos do fim da produção do videogame pela Nintendo. Para os órfãos do console que ainda tiverem o aparelho em casa, fica o convite: liguem o Super Nes e joguem uma partidinha, em nome dos velhos tempos.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Certamente o Melhor Video Game da História,Nunca Será Esquecido =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo