terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como Elaborar Uma Boa Senha?

Século XXI. Evoluimos. Nos modificamos, nos aprimoramos. Vou citar aqui um belo exemplo de "evolução tecnológica" : O cartão de crédito. Quando o cartão de crédito surgiu ele já era considerado um "avanço técnológico" e até mesmo como disse uma grande marca de cartão de créditos na época "O futuro...no seu bolso". Pois bem, nos primordios as máquinas de cartões de crédito funcionavam da seguinte maneira: você pega o seu cartão, colocava em uma "máquina". Essa máquina possuia uma superfície com carbonoso, com o auxílio de uma espécie de um "peso" controlavel o cartão ficava impresso neste papel carbono (esse procedimento lembrava e muito o de uma máquina de escrever, objeto muito utilizado a alguns séculos atrás pelos já existintos tatilógrafos e pela também já extina Vilma Flinstone). Após isso, o usuário do cartão assinava a "cópia" de seu cartão. E assim crianças, era feita uma compra via cartão de crédito nos aureos tempos onde crianças brincavam de pogobol e carro de luxo era um escorte conversivel. Com o passar do tempo, as compras via cartão foram evoluindo, até chegaram aos dias de hoje, onde você passa o cartão na máquina (que agora não saberei explicar como funcional tal procedimento. Se você realmente quiser saber, pergunte ao titio Google), digita sua senha e a compra está efetuada. Simples, fácil e direta. Você agora está se perguntando: "cara, isso era sobre senhas, não era?! Então porque está parecendo um comercial da cielo?". Pois bem, agora chegamos no ponto chave: a senha.

Nos dias de hoje quase tudo envolve senhas. O seu computador, o alarme da sua casa (se você for rico e possuir um, é claro), a sua conta no banco, o seu cartão de crédito, o cadeado da sua bicicleta, o seu orkut, o seu msn, o seu twitter... e por ai vai. Meu Deus! Quantas senhas, quantos números, quantas palavras...quantos astericos.
Como mantar a sanidade e lembrar de tantas e tantas palavras chaves sem encarnar o Marquês de Sade e em um momento de insanidade rabiscalas na parede com o seu próprio escremento?
Eu lhes digo. Abaixo um pequeno tutorial com dicas para a elaboração de uma boa senha.

O básico todo mundo conhece:
1-2-3-4 se for quatro número ou 1-2-3-4-5-6 se for seis número.
Senha se for letras
Senha1234 se for letras e números.

Rápido, eficiente e indolor. E você achando que teria que bolar algo incrivelmente dificil de lembrar né?!
Pois é, você tem que elaborar algo incrivelmente dificil de se lembrar.
Hacker! Sim, sujeitos inexcrupulosos, obesos e de rego cabeludo que passam a sua vida comendo gordura saturada e navegando na internet podem em menos de um minuto acabar com a sua conta de email, msn, twitter ou afins. Mas porque eles fariam isso?! Porque o prazer deles...é ferrar cordeirinhos como nós, meros internautas que não sabem que porra é o tal de DOS. (Nas horas vagas tais figuras, que também são extremamente afixionadas por cultura grega, ficam infectando o seu computador com cavalos de tróia. Cavalos cibernéticos com um zilhão de soldadinhos troianos, loucos para arregaçar uma placa mãe desavisada, mas dai já é outra história)

Para fugir destes seres pessonhentos você deve bolar uma senha dificil de ser "violada".
O nome da namorada mais uma combinação de número resulta em uma senha extremamente forte, porém, você pode ser ainda mais versatil e fazer uma combinação do tipo: sobrenome do apresentador garboso do jornal da globo + Praia em inglês + um número qualquer, que resultaria em: bonnerbeach69.
Praticamente infalível.

Você pode também montar uma combinação número-musical:
Judasprist66, kellykey69, gunsnroses171...
Apelar para outro idioma, como por exemplo russo/ucraniano/sérvio:
nikolayevich, chaykovski, barichnikov....
Pode fazer algo relacionado ao futebol
geuferjuventude2003, oseiasgordopernadepauinter2004, gordoronaldocurtetravecono69....
Pode fazer algo relacionado a séries
porralost, itsnotlupus, savethechenleadersavetheworld,bazinga...

E por ai vaí. Para você montar uma senha de qualidade basta apenas você fugir do óbvio e deixar a sua mente te guiar até o inimaginavel.
Essa dica acima também vale para aquela clássica "perguntinha para lembrar a senha"

Ah, e eu já ia esquecendo: para cartão de crédito qualquer coisa ta bom, afinal, não existe hacker de cartão de crédito, só gente que os clona, mas dai é outra história. Pior do que cartão clonado ainda é cartão na mão da esposa, porque ela tem um trunfo que o rapaz que clona não tem: ela sabe a sua senha.

Teste a "força" da sua senha clicando aqui.

Um comentário:

Arquivo