domingo, 3 de julho de 2011

Publicamente Falando...


Amigos do café venho tristemente relatar a vocês que Itamar Franco, presidente da República de 1993 a 1994, morreu aos 81 anos no dia 2 de julho de 2011 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia.O engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio. Ele foi registrado em Salvador (BA).


Itamar Franco foi engenheiro, sindicalis e prefeito da cidade de Juiz de Fora, mas a sua solida carreira política obteve o auge quando Itamar Franco assumiu a Presidência da República em 2 de outubro de 1992, depois da renúncia de Collor e do processo que levou ao seu impeachment.Seu governo foi marcado por uma coalizão de partidos após o processo de impeachment que mobilizou a sociedade e os crescentes problemas econômicos, como a escalada da inflação.







Dentre os vários feitos de Itamar Franco na gestão de presidente deste pais, por incrível que pareça o que mais me chamou a atenção foi o fato de que Itamar Franco querer que a expressão “carro popular” fosse literal. Se era para o povo ter carro, que ele fosse barato. E, claro, que tivesse apelo com o público. Parecia jogo ganho: o Fusca, carro mais popular do País, mesmo após a interrupção de sua produção nacional, em 1986, estava de volta às linhas de montagem por iniciativa da Volkswagen, que acatou pedido do presidente Itamar.O Fusca renascido passaria a ser o Fusca Itamar.

Aos críticos de um carro já fora do mercado havia muito, a Volkswagen argumentava que o Fusca Itamar era bem mais silencioso que a versão fabricada em 1986 e também de desempenho muito mais vistoso: fazia de 0 a 100km/hora em 14,5 segundos e atingia velocidade máxima de 140km/hora.

Ainda durante a gestão de Itamar, em 1993, Fernando Henrique Cardoso foi nomeado ministro da Fazenda, e incumbido com a tarefa de combater a inflação. No mesmo ano, o Brasil adotou o Cruzeiro Real, e foi lançado o Plano de Estabilização Econômica, que preparava o país para a introdução de uma nova moeda.Em julho de 1994, o real começou a circular.A estabilidade econômica do Plano Real garantiu a FHC a vitória na disputa presidencial daquele ano...




...O que alguns políticos relataram referente a morte de Itamar Franco.




"Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta".Dilma Rousseff, presidente da República



"Sinto muitíssimo a perda de um amigo e grande presidente do nosso país. Itamar foi um companheiro inexcedível durante o período em que militamos juntos na política. Um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais."Fernando Collor, senador e ex-presidente (PTB-AL)



"O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo."Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República (PT)



“Itamar era caracterizado, primeiro, por ter um comportamento ético e irretocável e, segundo, por ser uma pessoa persistente. Quando tinha um objetivo, ele ia lá.”Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente de República




Caros leitores o que eu queria deixar explicito a vocês é que em 1993 fazia-se política com verdade, e pessoas que eram contra a esses princípios eram afastados do poder. Tenho a impressão que em 1993 os brasileiros eram menos burros na hora de votar...



Com carinho Gordinho Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo