quarta-feira, 6 de abril de 2011

Games: O Horror Antes, Depois e Durante de "Resident Evil"

Embora tenha a fama de cunhar o termo "horror de sobrevivência", "Resident Evil" não foi o precursor do gênero de terror. O game acertou ao conseguir colocar o jogador em uma desconfortável sensação de pânico. A prova do feito está no fato de "Resident" ter inspirado muitos seguidores, alguns muito famosos.

Entre os anos 80 até os dias atuais, muitos jogos de terror foram lançados e abordam os mais diferentes temas. Alguns, como "Splatterhouse", utilizam o terror como uma forma de explicar a quantidade de sangue jorrando na tela, outros, como "Silent Hill", apresenta a sutileza e a melancólica busca de um homem por uma cidade abandonada para causar terror psicológico no jogador.

Confira abaixo alguns dos jogos que inspiraram "Resident Evil", além de muitos que se aproveitaram das aterrorizantes portas abertas do jogo para trilharem seu próprio caminho na árdua tarefa de encantar o jogador lhe pregando sustos


Sweet Home (1989)
Produtora: Capcom
Plataforma: NES






Idealizado por Shinji Mikami, "Sweet Home" foi uma das inspirações declaradas do produtor. Segundo ele, a animação das portas se abrindo contribuíram muito para aumentar o clima de tensão ao conhecer cada ambiente novo do jogo, e isto foi incluído em "Resident Evil", além, claro, de se tornar uma solução inteligente para disfarçar o "loading".


Splatterhouse (1988)
Produtora: Namco
Plataformas: Arcade, PC Engine






Protagonizado por Rick, um rapaz comum que, ao ver sua esposa ser raptada, é seduzido por uma máscara demoníaca chamada Terror Mask, que o transforma em brutamontes com uma força descomunal. O jogo com visual 2D apresenta jatos de sangue e desmembramentos dos diversos monstros enfrentados pelo herói. Apesar de se tratar de um jogo de ação, o que destaca "Splatterhouse" e o credencia para entrar na lista são as diversas referências de jogos de terror, como a Terror Mask original, nitidamente inspirada na máscara utilizada por Jason Voorhees em "Sexta-Feira 13". Além disso, um dos inimigos do jogo utiliza uma serra elétrica e um saco na cabeça, assim como Leatherface, de "O Massacre da Serra Elétrica".


Diable de Laplace (1987)
Produtora: Vic Tokai
Plataformas: NEC PC-8801, NEC PC-9801, Sharp X68000, PC (DOS), Turbografx CD, Super Famicom





Produzido para diversos computadores exclusivos do mercado japonês, como o poderoso X68000, "Laplace no Ma" ("O Demônio de Laplace", numa tradução livre) é um dos primeiros jogos do gênero horror de sobrevivência. A trama mostra uma mansão possuída por uma magia negra, que é explorada por um grupo de diferentes classes: jornalista, médium, detetive e cientista. Ao contrário de outros jogos do gênero, porém, o jogador pode sair da mansão para adquirir itens especiais na cidade e retornar posteriormente para resolver os mistérios do local.


Alone in the Dark (1992)
Produtora: Infogrames
Plataformas: PC, 3DO






Lançado em 1992 para computadores, o primeiro "Alone in the Dark" causou reboliço ao apresentar uma mecânica diferente de controle do personagem, que se movimentava em cenários pré-construídos e uma trama carregada de elementos sobrenaturais. O jogo conta a história de Edward Carnby, um detetive particular que foi contratado para encontrar um piano dentro de uma mansão. Segundo o contratante, o piano pode conter a explicação do suicídio do proprietário da casa, mas ao entrar no local, o detetive percebe que precisa também lutar pela sua sobrevivência. Para a sorte de "Resident Evil", o jogo, que tinha tudo para emplacar como o grande representante do gênero, acabou perdendo o posto pela sua mecânica imprecisa e pela punitiva alta dificuldade. Acontece algo curioso na linha evolutiva de "Alone": o quarto game, intitulado "The New Nightmare", toma emprestado nitidamente os elementos famosos de "Resident Evil", como o maior dinamismo e a dificuldade equilibrada, no entanto, sem perder suas particularidades, como o enredo calcado no ocultismo.


Siren (2003)
Produtora: Sony
Plataforma: PlayStation 2






Exclusivo para o PlayStation 2, "Siren" foi criado pela divisão de entretenimento eletrônico da Sony em parceria com Keiichirô Toyama, o diretor do primeiro "Silent Hill". Em "Siren", Toyama trabalhou como diretor, roteirista e também intérprete de um dos personagens. A trama de terror se passa na ilha de Hanuda e, assim como no jogo da Konami, o jogador deve descobrir os mistérios desse local amaldiçoado em um roteiro de terror psicológico. O diferencial do jogo da Sony, porém, é o "sightjack", uma visão em primeira pessoa que dá ao jogador o poder de ver pelos olhos de outra pessoa, inclusive os inimigos.


Silent Hill (1999)
Produtora: Konami
Plataforma: PlayStation






Aproveitando o sucesso do gênero horror de sobrevivência, a Konami apostou em "Silent Hill" para causar medo aos jogadores. Ao contrário de "Resident Evil", porém, o jogo não apela para cenas grotescas, mas utiliza toques mais sutis de suspense psicológico para prender a atenção e causar pânico no jogador. Somado a tudo isso, acrescente a história de um homem em busca de sua mulher e filha em uma cidade tomada pela névoa e povoada por estranhas criaturas.


D (1995)
Produtora: Warp
Plataformas: PC, 3DO, Saturn, PlayStation






Considerado um dos jogos mais aterrorizantes em vídeo de computação gráfica, "D" foi lançado para a maioria das plataformas de 32 bits baseadas em CD. O jogo conta a história de Laura Harris, filha de um famoso médico acusado de causar o assassinato em massa em um hospital de Los Angeles. Chegando ao local, Laura é transportada para uma misteriosa e macabra mansão, onde vive o seu pior pesadelo. Assim, a missão de Laura é sobreviver aos perigos deste mundo paralelo e ainda descobrir o que realmente aconteceu com seu pai.


Dino Crisis (1999)
Produtora: Capcom
Plataforma: PlayStation, Dreamcast






Também da Capcom, "Dino Crisis" aproveitou a boa recepção dos jogos de horror e substituiu os zumbis por dinossauros. A trama mostra uma unidade de resgate chamada S.O.R.T., que foi enviada a uma ilha desconhecida chamada Ibis a fim de resgatar o cientista Edward Kirk. O cientista era dado como morto, mas ao descobrir que ele estava vivo e trabalhando em um grupo de pesquisa nesta ilha isolada, o governo ordena que os S.O.R.T. o levem de volta ao seu país. Apesar de a trama contar com toques de ficção científica, a produção de Shinji Mikami (o mesmo de "Resident Evil") explora uma vertente de terror mais gráfica: ou seja, muito sangue e desmembramentos com os seres pré-históricos.


Fatal Frame (2001)
Produtora: Tecmo
Plataforma: PlayStation 2, Xbox







A capa americana do jogo para PlayStation 2 avisa: "Baseado em uma história real". Ao iniciar o jogo "Fatal Frame", o jogador percebe que tudo no jogo foi pensado exclusivamente para fazê-lo se borrar nas calças de tanto medo. E, de fato, os constantes sustos oferecidos pelos espíritos da famigerada Mansão Himuro são de tirar a tranqüilidade de qualquer jogador e envolvê-lo em uma das tramas de horror mais assustadoras dos videogames. A história não foi exatamente baseada em uma história real, mas em dois contos folclóricos assustadores sobre regiões montanhosas do interior japonês. No jogo, a jovem Miku entra na assombrada Mansão Himuro para buscar o seu irmão Mafuyu, que sumiu enquanto investigada a morte de um famoso novelista nipônico. Para combater os espíritos, a jovem conta com uma arma nada tradicional: uma máquina fotográfica capaz de aprisionar espíritos.


Eternal Darkness (2001)
Produtora: Silicon Knights
Plataforma: GameCube






Originalmente projetado para Nintendo 64, "Eternal Darkness" não conta com os melhores gráficos do GameCube. Entretanto, o jogo figura entre um dos títulos de terror mais originais já lançados até hoje. A trama questiona temas como o fim do mundo através da evocação de magia negra e outros cultos de uma antiga raça que habitou a Terra antes dos humanos, e que retornaria para colocar um fim na nossa existência. O jogo oferece 12 diferentes personagens diferentes, cada um em uma época distinta. O mais interessante, entretanto, é a barra de sanidade, que quando está baixa inicia aterrorizantes alucinações ao jogador, como paredes que escorrem sangue e até a paralisação repentina do jogo, substituindo a tela do jogo por um chiado de canal sem sintonia similar ao do filme "Poltergeist".


Left 4 Dead (2008)
Produtora: Valve
Plataformas: PC, Xbox 360






Outro inspirado nos filmes de George A. Romero e demais obras do cinema clássico de terror, "Left 4 Dead" é um jogo de tiro em primeira pessoa lançado pela Valve, de "Half-Life". Sem se apegar a uma trama muito complexa, o único intuito do jogador é unir forças com seus colegas no modo multiplayer e dizimar uma infestação de zumbis na cidade. O que mais chama a atenção no jogo é que o conceito de horror de sobrevivência é elevado ao limite, já que para sobreviver, as equipes realmente precisam unir forças e se ajudarem fazendo emboscada aos mortos-vivos ou socorrendo as vítimas. Curiosamente, é uma fórmula que "Resident Evil" tentou com a vertente "Outbreak", para PlayStation 2, mas, desta vez, foi "Left 4 Dead" que levou a fama.


Doom 3 (2004)
Produtora: Activision
Plataformas: PC, Xbox






A série "Doom" sempre contou com seres grotescos, mas somente na terceira versão que os produtores resolveram apostar em uma ambientação mais assustadora. A começar, a primeira e até esperada mudança foi a retirada da trilha sonora de rock durante o tiroteio, que foi substituída por inserções pontuais de algumas faixas instrumentais em momentos de suspense. Além disso, o jogo ganhou um visual mais amedrontador, graças ao engenhoso motor gráfico que permitiu um jogo de luz e sombras, e somado à trama de suspense, complementa o clima de tensão. A história mostra uma base localizada nas ruínas no solo de Marte. Lá, o jogador descobre que, anos atrás, os marcianos desenvolveram uma tecnologia de teletransporte que abria as portas do inferno.


F.E.A.R. (2005)
Produtora: Monolith Studios
Plataformas: PC, Xbox 360 e PlayStation 3






Um dos poucos jogos de tiro em primeira pessoa a conseguir transportar o suspense para o gênero, "F.E.A.R." é daqueles títulos que tiram a calma do jogador com elementos de alucinações, sussurros, portas que se fecham sozinhas e centenas de pessoas mortas vagando pelos corredores. A trama apresenta uma força militar de elite encarregada de assuntos paranormais. Os soldados dessa divisão foram escalados para investigar um lunático comandante que assumiu um batalhão de soldados de elite clonados. A partir daí, a trama se encarrega de colocar dúvidas sobre o conceito de realidade ou alucinação e provocar o maior M.E.D.O. possível.


Dead Space (2008)
Produtora: Electronic Arts
Plataformas: PlayStation 3, PC e Xbox 360







A Electronic Arts demorou, mas quando lançou o seu jogo de horror de sobrevivência mostrou a que veio. Aqui, esqueça os zumbis, os inimigos são pessoas infectadas por um misterioso vírus que transforma as pessoas em monstros alienígenas chamados Necromorphs. A ambientação espacial deu ao jogo incluiu um elemento a mais de desconforto: a claustrofobia das naves espaciais, já que a única chance de sobrevivência é derrotando todos os inimigos. Enfim, o tipo de terror muito bem explorado pelos primeiros filmes da franquia "Alien".


Dead Rising (2006)
Produtora: Capcom
Plataformas: Xbox 360, Wii






Aproveitando o poder de processamento do Xbox 360, a Capcom decidiu levar o conceito de horror de sobrevivência ao limite apresentando um grande número de zumbis sedentos de sangue dentro de um shopping Center. Frank West é um fotojornalista que precisa, além de captar boas imagens, arrebentar os crânios de centenas de mortos-vivos, ajudar os sobreviventes e descobrir o que transformou a população em um exército de zumbis. O clima é muito similar aos filmes de George A. Romero.


Shadows of the Damned (2011*)
Produtora: Grasshopper Interactive
Plataformas: PlayStation 3 e Xbox 360







Criado por um time de peso que inclui Goichi Suda, de "No More Heroes" e Shinji Mikami, de "Resident Evil", "Shadows of the Damned" é descrito por eles como um jogo de ação e terror psicológico protagonizado por Garcia Hotspur, motociclista e caçador de demônios profissional que está numa jornada para resgatar seu grande amor. A mecânica prevê diversas batalhas, cenas assustadoras e muitos quebra-cabeças, assim como dita a regra dos bons jogos de horror de sobrevivência. Complementando o pacote, a trilha sonora, composta por Akira Yamaoka (de "Silent Hill"), promete requintes de terror.


Resident Evil: Revelations (ND*)
Produtora: Capcom
Plataforma: 3DS






Pouco se sabe sobre "Resident Evil: Revelations", mas é certo que este será o verdadeiro representante da franquia no Nintendo 3DS. Apesar de a Capcom não contar detalhes da trama, sabe-se que os eternos parceiros Chris Redfield e Jill Valentine estão em um navio de carga durante uma forte tempestade. Lá, os dois devem sobreviver a mais ataques de zumbis e de seres geneticamente modificados.


Silent Hill: Downpour (2011*)
Produtora: Konami
Plataformas: X360, PS3







Considerado pela Konami como um "recomeço" e "maior inovação já feita na franquia até agora", o novo jogo da franquia "Silent Hill" é uma produção da desenvolvedora tcheca Vatra Games. A história trata de um homem que foge de um acidente envolvendo um transporte de prisioneiros. Murphy Pendleton, o nome do presidiário, se distancia do local do acidente e acaba entrando na tenebrosa cidade de Silent Hill. Uma das novidades é que a trilha sonora do game não tem mais a colaboração de Akira Yamaoka (atualmente trabalhando na Grasshopper), estando a cargo de Daniel Licht, do seriado "Dexter". A mecânica segue o padrão dos anteriores, com visão em terceira pessoa e trama repleta de suspense e horror.


* - Datas anunciadas pelas produtoras.

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Comentário do blogueiro:
Para quem curte um jogo "cagaçante" para jogar na madrugada temos uma baita lista. Alguns games eu conhecia, outros são novidades para mim,
como Siren (que eu estou começando a baixar neste momento).
Retirei a "lista" da seção de jogos da uol (www.uol.com.br), da uma passadinha lá que tem muita coisa bacana para os gamemaniacos de plantão.

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